Login

Esqueci minha senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Delimitação do tema 5 1 1

Delimitação do tema

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Delimitação do tema

Mensagem  Administrador em Dom Jan 23, 2011 11:53 pm

Não confunda assunto com tema. A diferença entre os dois, embora não seja pequena, gera confusão. Assunto é algo abrangente, uma coisa da qual há muito o que se falar. Um tema é um assunto, porém delimitado, basicamente, no tempo e espaço. Analisemos na prática:

Antes de tudo, deve-se ter um assunto na cabeça, por exemplo: Autodidatismo (Algo abrangente)

Em seguida deve-se tentar delimitá-lo no TEMPO (QUANDO) e/ou ESPAÇO (ONDE). Se fôssemos delimitar o assunto acima, poderíamos fazê-lo assim:

Procedimentos autodidatas para aquisição de conhecimento acelerado no ensino médio.

Percebe-se que além de delimitarmos o tema "Autodidatismo" no espaço (Onde = ensino médio), assim também foram abordados somente seus procedimentos, e não como um assunto tão amplo. Este é o objetivo da delimitação. Devemos nos perguntar: "O que pretendemos abordar?"

Vejamos mais alguns assuntos abrangentes delimitados:

Assunto: Saúde bucal.
Tema: Conscientização da saúde bucal dos alunos da escola X

Assunto: Marketing e vendas
Tema: O uso de propagandas para aumentar as vendas da loja X

Assunto: Globalização
Tema: A influência dos meios de comunicação de massa no modo de viver e pensar das pessoas no Brasil.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.

Administrador
Admin
Admin

Pontos: 590
Reputação: 0

Ver perfil do usuário http://www.guiatcc.blogspot.com

tema

Mensagem  daiane em Dom Maio 22, 2011 12:56 pm

Meu tema é como implantar a getsao de rh nas pequenas empresas, como começar meu tcc?

daiane

Pontos: 1

Ver perfil do usuário

RH nas pequenas e micro empresas empresas

Mensagem  Administrador em Dom Maio 22, 2011 1:10 pm

Olá,

Sugiro que, antes de tudo, termine todo o seu projeto de pesquisa seguindo os tópicos deste site desta mesma área para fazer um bom projeto de pesquisa.

Quanto a um bom tema para o seu TCC, você poderia colocar algo como:

Importância e vantagens da aplicação dos conceitos e princípios do RH nas pequenas e micro empresas

Só com este título você já poderia abordar várias coisas no trabalho como:

- Definição de RH (Recursos Humanos)
- Definição de micro e pequena empresas
- Importância do RH em um contexto geral (e depois específico para a pequena e micro empresa)
- Vantagens da aplicação dos conceitos de RH na empresa para aumentar lucratividade, rendimento etc
- Aspectos do RH (ele se divide em algumas áreas específicas?)
- Procedimentos de aplicação do mesmo
- Desvantagens da falta de uso dos recursos do RH
- etc

Estes são só poucos exemplos de vários conceitos que você poderia colocar no seu pré-sumário.

Qualquer coisa pode perguntar de novo.

OBS: Todas as dicas dadas aqui não precisam ser seguidas restritamente, mas servem, em suma, como uma ferramenta que auxiliará na concretização de um tema para seu TCC.

Sem mais,

Cordialmente,

Equipe Guia TCC Passo a Passo.

Administrador
Admin
Admin

Re: Delimitação do tema

Mensagem  thaianearaujo em Ter Maio 31, 2011 12:23 pm

meu tema é sobre administração do tempo no trabalho
ta bom esse tema? Very Happy

thaianearaujo
Participante
Participante

Pontos: 4

Ver perfil do usuário

Administração do tempo de trabalho

Mensagem  Administrador em Qua Jun 01, 2011 10:32 am

thaianearaujo escreveu:
meu tema é sobre administração do tempo no trabalho
ta bom esse tema? Very Happy

Olá Thaiane, muito embora o seu tema não esteja devidamente delimitado, é um assunto muito bom e com bastante bibliografia disponível para fundamentar o trabalho.

Dica: Você pode pegar alguns livros no Google livros com o tema de administração do tempo, se embasar no sumário do livro e fazer o seu próprio sumário.

Dê uma olhada neste livro: ADMINISTRE SEU TEMPO COM PALM
http://books.google.com.br/books?id=7-E-w5bAuN0C&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

Quanto à delimitação do seu tema, posso dizer que você poderia colocar algo como:

Procedimentos e aspectos da administração pessoal do tempo no local de trabalho.

A meu ver, sinceramente, se eu fosse falar sobre administração do tempo, pela minha experiência, eu colocaria algo como:

Procedimentos e aspectos da administração do tempo pessoal nas esferas sociais.
No meu tema eu poderia abordar a influência e vantagens da boa administração do tempo pessoal no trabalho, na sociedade, nos relacionamentos, em casa, em um ambiente novo etc.

Viu só como que a delimitação do tema acaba sendo muito importante?

Para mais dúvidas adiciona-nos no msn: guiatcc@hotmail.com

Sem mais,

Cordialmente,

Pedro Ferraz - Administrador de Intersecon Trabalhos Acadêmicos

Administrador
Admin
Admin

Re: Delimitação do tema

Mensagem  thaianearaujo em Qua Jun 01, 2011 10:45 am

Minha orientadora não queria aceitar meu tema, porque disse que é muito aberto para perguntas quando eu for para banca. Insisti tanto que ela aceitou!
Minha maior dúvida era o tema mesmo! Ja ta praticamente pronto,o tema que achei simples!

Muito obrigada pela ajuda Smile

thaianearaujo
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Delimitação do tema

Mensagem  SIMONE em Sex Jun 17, 2011 2:53 pm

Olá, meu Tcc sera sobre Aneurisma de Aorta Abdominal.

Pensei como tema: Conscientização da prevenção do aneurisma de aorta abdominal como forma de profilaxia.

O que vc acha deste tema?

SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Pontos: 9

Ver perfil do usuário

Aneurima

Mensagem  Administrador em Sex Jun 17, 2011 3:01 pm

SIMONE escreveu:Olá, meu Tcc sera sobre Aneurisma de Aorta Abdominal.

Pensei como tema: Conscientização da prevenção do aneurisma de aorta abdominal como forma de profilaxia.

O que vc acha deste tema?

Sim, este tema está bom.

Mas, lembre-se, não são apenas pessoas da sua área que estarão presentes na banca. Esta consiste de, pelo menos, uma pessoa leiga na área. Logo, você terá de definir muito bem no trabalho o que seria aneurisma, aorta abdominal, profilaxia etc.

Lembre-se que nem todos sabem que aneurisma é a dilatação que se forma no trajeto de uma artéria, pela distensão parcial de suas paredes.

Se você definir muito bem os termos de forma que fique exima o conhecimento específico, não vejo problema algum no seu tema, senão uma delimitação muito bem feita!

Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco pelo e-mail ou msn: guiatcc@hotmail.com

Administrador
Admin
Admin

TÍTULO

Mensagem  SIMONE em Sex Jun 17, 2011 3:41 pm

Obrigada por sua concideração anterior, mas, outra coisa que me preocupa depois de definir o tema é o título, então, defini como: Aneurisma de Aorta Abdominal uma voz no silêncio.

Como o foco é prevenção e por se tratar de uma doença silenciosa, pensei que este pudesse ser um bom título. O que vc acha?

SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Ver perfil do usuário

Juízo de valor

Mensagem  Administrador em Dom Jun 19, 2011 11:58 am

Olá Simone,

Olha, é um ótimo tema, com certeza. Porém, o fato de você colocar algo como: "uma voz no silêncio" pode expressar um pouco juízo de valor, o que, vez em outra, não pode ser muito adequado.

Eu penso que esta título está ótimo, parece até manchete de jornal rsrs... Só que eu aconselharia você rever este título com seu orientador e ver se pode colocar um título destes. O problema é que todo TCC, monografia ou dissertação é um trabalho acadêmico, então, espera-se que você ressalte menos juízos de valor possível e mais juízos de fato entende?

Juízo de fato é o que diz o que as coisas realmente são, são fatos irrefutáveis.
Juízo de valor vai mais para o lado sentimental e do "achismo". Este juízo avalia através do sentimento, emoção, aparência etc.

Um exemplo de juízo de fato: Esta porta de ferro é resistente <--- Expressa o que a porta realmente é; expressa o que é irrefutável.

Um exemplo de juízo de valor: Esta porta de ferro é muito bonita <--- Expressa a opinião de alguma pessoa, nem todos acham que tal porta de ferro é bonita, logo é refutável e, por conseguinte, é um juízo de valor.

Eu falei tudo isso Simone, para você entender ao que eu estava me referindo quando disse "juízo de valor". E esta dica vale para as próximas monografias que você possa fazer. tente apresentar os fatos como eles realmente são, sem usar adjetivos como: bonito, belo, feio, extraordinário (em alguns casos), forte, gentil, nervoso, enfim, muitos outros cabem a esta definição de "valores".

Vou repetir que acho que seu tema está muito bom, só que veja com seu orientador se será permitido tal tema, porque ele não tange muito a trabalhos acadêmicos, muito embora seja um e esteja muito bom.

Bom, espero tê-la ajudado e que seu orientador permita que você permaneça com este tema.

Não hesite em perguntar mais,

Sem mais,

Cordialmente,

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

TEMA....

Mensagem  SIMONE em Ter Jun 21, 2011 6:17 pm

Obrigada! Eu senti que ficou meio clichê, vou pensar em algo diferente, infelizmente minha orientadora esta viajando, vou adiantar o que eu puder.
Desde já agradeço a atenção e suas orientações, tem sido de grande valor.

Até minhas próximas dúvidas ....

SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Ver perfil do usuário

TCC - Hotelaria

Mensagem  Layla Fiod Pitaluga em Dom Ago 21, 2011 4:44 pm

Olá !

Queria uma opinião para a delimitação do meu tema.

O tema está como: A influência da arte e design em meios de hospedagem.

Com este tema procuro abortar a questão dos sentidos no humano atraves da ambientação e como isto influência as pessoas nestes ambientes,porém não posso ir muito para o lado da psicologia ou arquitetura quanto a isso mas sim da hotelaria.

Alguma sugestão?
E para a pergunta problema?

Layla Fiod Pitaluga

Ver perfil do usuário

Tema e iniciação...

Mensagem  segna6 em Dom Ago 28, 2011 9:28 pm

Boa noite.

Assunto: Gestão de Vulnerabilidades
Tema: Gestão de Vulnerabilidades - Ênfase em Software, Hardware e LOG's

Como começar meu TCC ?

Obrigado. confused

segna6

Ver perfil do usuário

Hotelaria e Software

Mensagem  Administrador em Dom Ago 28, 2011 11:30 pm

Primeiramente, vamos tratar sobre hotelaria perguntado pela Layla

Seu tema já está muito bem delimitado, no entanto, poderia sugerir, caso queira, algo como:

Aspectos da arte e design como influência na escolha de hospedagens.

Assim fica mais uma opção para você.

Agora vamos tratar sobre o tema do Segna6...

Vejo que seu tema já está bom amigo, não há muito o que delimitar aí. É um tema muito bom a meu ver, pois, além de delimitado, este pode abranger muitas coisas.

Veja amigo, para que se possa começar a elaboração, é de atitude imprescindível que se passem por algumas etapas, estas são:

1 - ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA;
2 - VERIFICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA DISPONÍVEL;
3 - ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA;
4 - SUMARIZAÇÃO;
5 - ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO DOS CAPÍTULOS;
6 - ELABORAÇÃO DOS OUTROS ELEMENTOS.

Você está na etapa 1, não adianta querer pular para a etapa 5, vai atropelar vários passos importantes e vai sentir dificuldades. Já elaborei mais de 35 monografias e posso lhe dizer que é muito importante passar por todos os passo, isto é, levá-los a sério.

Seu próximo passo é verificar se há bibliografia disponível quanto ao tema que escolheu.

Veja esta proporção:

Nível 1 - nenhuma livro encontrado;
Nível 2 - até 3 livros encontrados;
Nível 3 - mais de 3 e menos de 7 livros encontrados;
Nível 4 - Mais de 7 livros encontrados.

Nível 1 - Tema complexo e de difícil elaboração;
Nivel 2 - Embora não complexo, ainda há pouca bibliografia disponível sobre o mesmo, mas já é consideravelmente um tema regular no que diz respeito à facilidade de elaboração;
Nivel 3 - Está na média geral, se seu perfil de elaborador se encaixa no nível 3, você pode prosseguir com a elaboração sem problema algum;
Nível 4 - Muito bom, tem muito material disponível sobre o tema.

Tente escolher um tema que faça encaixar seu perfil de elaborador no nível 4 ou 3. Quanto mais livros, mais fácil se torna a elaboração.

Depois elabore o projeto de pesquisa, todos os tópicos de projeto de pesquisa constam neste site.

Após fazer tudo isso, pergunte novamente que eu o assisto em outras etapas.

Boa noite,

Cordialmente,

Pedro Ferraz - Intersecon Trabalhos Acadêmicos.

Não se esqueça que também oferecemos serviços particulares de consultoria avançada de monografia.

Caso se interesse, contate-nos pelo e-mail: guiatcc@hotmail.com

Administrador
Admin
Admin

Delimitação do tema

Mensagem  Geovanete Oliveira em Qui Set 15, 2011 2:44 pm

Boa tarde a todos,

Estou elaborando um Projeto de pesquisa, referente a cadeia de suprimentos.

O tema é: Gestão da Logística de Suprimentos Integrada

Não consegui entender o que significa delimitador do tema, nem como escrevê-lo.

Poderiam me ajudar?

Atenciosamente,
Geovanete Oliveira

Geovanete Oliveira
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares