Login

Esqueci minha senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  Administrador em Qui Jan 27, 2011 5:19 pm

Citar é de caráter extremamente importante para a concretização de um bom trabalho. Quando citamos alguém em nosso trabalho, creditamos a este uma credibilidade muito maior, visto que seus argumentos são confirmados por outras pessoas, teses, artigos, livros, enfim. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) classifica e divide a citação em três:

Citação direta
---Citação direta de três linhas.
---Citação direta de mais de três linhas.
Citação indireta ou paráfrase;
Citação de citação ou citação triangulada.

Analisemos cada uma delas:

Citação direta de até três linhas

É a transcrição exata do corpo de um texto, vem entre aspas e contém o nome do autor e o ano do livro de sua publicação, por exemplo:

Após a preparação da mente pela concentração e relaxamento, é de atitude ponderada, também, que exista um aquecimento do cérebro, e assim, aumentar o aproveitamento do que for estudado. Diz William Douglas (2007, p.261), “Logo que você começa a estudar seu cérebro vai ‘aquecendo’, você vai se concentrando e chega a um estágio ideal de rendimento.” Este aquecimento pode variar entre os estudantes.

A citação é de William Douglas, retirado de seu livro publicado em 2007 da página 261. A citação tem apenas duas linhas, logo, esta é a estrutura correta.

Citação direta de mais de três linhas

Vem em um parágrafo exclusivo. Neste parágrafo o tamanho da fonte diminui dois números (de 12 vai pra 10) e todo texto não fica entre aspas. Há uma quebra de linha entre ele e o parágrafo anterior. Ele é recuado 4,5 cm para a direita sem contar com os 2 cm da formatação padrão. Ou seja, no total serão 6,5 cm recuados da margem esquerda da folha.

Insta salientar que quando destacamos alguma palavra na citação direta de alguém, devemos colocar a expressão "grifo nosso" depois da página citada. Caso o grifo seja do autor, coloca-se "grifo do autor".

Citação indireta ou paráfrase

É a transcrição de um trecho utilizando nossas próprias palavras. Segue a mesma estrutura da citação direta de até três linhas, só que sem aspas. Por exemplo:

Segundo Losier (2007, p.38) nossos sentimentos se dividem em negativos e positivos.

Se quisermos colocar o nome por último, ele vem entre parênteses junto com o ano e a página. Isto pode ser feito em qualquer tipo de citação. Por exemplo:

Nossos sentimentos se dividem em negativos e positivos (LOSIER, 2007, p.38).

Citação de citação ou citação triangulada

É uma citação de uma citação, como o próprio nome diz. Colocamos a expressão "apud" antes do autor que realmente está a citação. Por exemplo:

O professor Ricardo Soares (1997 apud WILLIAM DOUGLAS, 2007, p.152, grifo nosso) discursa sobre o assunto dizendo: “O Sistema Elo que consiste na associação de imagens mentais onde lançaremos mão da memória visual para a construção de uma tela mental, que é um poderoso recurso para fazer o registro de informações.”

Algumas orientações

1- Em citações feitas no final da frase o sobrenome do autor, o ano de publicação da obra e a página estarão no final do corpo do texto citado. Neste caso o sobrenome do autor ficará em caixa alta.

2- Não deixe um parágrafo apenas com uma citação, a não ser que seja direta com mais de três linhas.

3- Não contradiga a citação nem, tampouco, conteste-a. Ela está lá para dar credibilidade ao que se escreve e não com intuito de contradizer ideias.

4- Não encerre um capítulo ou subcapítulo com uma citação. Escreva um pequeno comentário antes e depois.

5- Faça, pelo menos, de 1 a 3 citações por folha.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.

Administrador
Admin
Admin

Pontos: 590
Reputação: 0

Ver perfil do usuário http://www.guiatcc.blogspot.com

citações de internet

Mensagem  SIMONE em Sex Jun 24, 2011 1:22 pm

Olá, sendo as minhas pesquisas realizadas pela internet, na hora de citar devo seguir os mesmos parâmetros de uma citação bibliografica?
Att. Question

SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Pontos: 9

Ver perfil do usuário

SIMONE

Mensagem  Administrador em Sex Jun 24, 2011 3:19 pm

Olá Simone,

Olha, em sua outra pergunta eu já respondi as duas perguntas rsrs...

Dê uma olhada neste link: http://guiatcc.maisforum.com/t7-as-metodologias#46

Qualquer coisa, se você quiser, posso lhe enviar uma parte de uma monografia que tem citação de sites para você ver, na prática, como funciona.

Sem mais,

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

citação de fórum de discussão

Mensagem  lismartins em Sab Out 01, 2011 5:45 pm

Estou fazendo um tcc para pós graduação e tenho que citar comentários escritos num fórum de discussão. Também preciso citar comentários feitos numa comunidade do orkut. Como faço isso? Existe norma ABNT para isso?

Além da citação, como faço a Referência para o fórum de discussão e para a comunidade do orkut?

Agradeço seu auxílio,
Elisa

lismartins
Participante
Participante

Pontos: 2

Ver perfil do usuário

modo de citação e referência

Mensagem  Administrador em Qui Out 06, 2011 12:13 pm

lismartins escreveu:Estou fazendo um tcc para pós graduação e tenho que citar comentários escritos num fórum de discussão. Também preciso citar comentários feitos numa comunidade do orkut. Como faço isso? Existe norma ABNT para isso?

Além da citação, como faço a Referência para o fórum de discussão e para a comunidade do orkut?

Agradeço seu auxílio,
Elisa

Este é um fórum de discussão. Poderia me citar da seguinte maneira:

Segundo Ferraz (2011)¹ >>>> e na nota de rodapé coloca assim: Disponível em: <link aqui>. Acesso em: 06 Out. 2011.

Nas referências ficaria assim:

FERRAZ, Pedro Henrique dos Santos. Modo de citação e referência. 2011. Disponível em: <link>. Acesso em: 06 Out. 2011.

Para comunidade do orkut vai depender muito de como está a informação, entende?

Nunca vi nenhuma citação ou referência do orkut rsrsrs...

Me passa o link que eu a ajudo, okay?

Cordialmente,

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

Dúvida

Mensagem  DENISEAZEVEDO em Sab Out 08, 2011 10:41 pm

Prezados,

Tenho dúvidas em relação a citação de três autores ao mesmo tempo, inclusive pelo fato de ter que citá-los várias vezes no TCC, não dá para ficar repetindo por exemplo: Segundo Carvalho, Passos e Saraiva. Teria outra forma sem ser esssa de ter que ficar repetindo várias vezes os nomes dos autores? Sei que existe uma forma que escreve-se et al, mas não sei como funciona.
Por favor seria possível me responder essa questão.
Desde já muito obrigada,

Denise

DENISEAZEVEDO

Pontos: 1

Ver perfil do usuário

Resposta à Denise

Mensagem  Administrador em Dom Out 09, 2011 12:47 am

DENISEAZEVEDO escreveu:Prezados,

Tenho dúvidas em relação a citação de três autores ao mesmo tempo, inclusive pelo fato de ter que citá-los várias vezes no TCC, não dá para ficar repetindo por exemplo: Segundo Carvalho, Passos e Saraiva. Teria outra forma sem ser esssa de ter que ficar repetindo várias vezes os nomes dos autores? Sei que existe uma forma que escreve-se et al, mas não sei como funciona.
Por favor seria possível me responder essa questão.
Desde já muito obrigada,

Denise

Bom dia,

Olha, na verdade há sim duas formas para fazer isso.

Primeiro é ficar repetindo mesmo rsrs...

A segunda é usar o termo "ibid" na nota de rodapé para falar que se trata do mesmo autor. Por exemplo?

Segundo Fulano e Beltrano (2011), os celulares da China não têm garantia.

...quando você for citar o fulano e beltrano de novo, você coloca assim:

Segundo os autores¹ bla bla bla... <<<< explicação: você coloca uma nota de rodapé no depois da palavra autores, e lá na nota em si você digita: ibid

Ibid quer dizer: mesmo autor ou mesmos autores.

O termo et al só é usado quando existem mais de 3 autores. Daí você coloca assim: Segundo Fulano et al (2011) bla bla bla...

Existe um termo que também pode ser usado quando você for citar a mesma página do autor novamente. É o "loco citato" ou "loc. cit."

Por exemplo:

Primeiro momento: Segundo Ferraz (2009, p.80) bla bla...

Segundo momento: Segundo Ferraz (2009, loc. cit.) bla bla <<<ou seja, na mesma página referenciada anteriormente, isto é, na página 80.

E existem vários outros recursos para utilizarmos nos trabalhos acadêmicos.

Dê uma olhada neste link: http://busca.unisul.br/trabalhos_academicos/5_1_notasreferencia.htm

Espero tê-la ajudado.

Cordialmente,

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

Citação de comunidade do Google

Mensagem  lismartins em Dom Out 09, 2011 10:31 am

Este é um fórum de discussão. Poderia me citar da seguinte maneira:
Segundo Ferraz (2011)¹ >>>> e na nota de rodapé coloca assim: Disponível em: <link aqui>. Acesso em: 06 Out. 2011.
Nas referências ficaria assim:
FERRAZ, Pedro Henrique dos Santos. Modo de citação e referência. 2011. Disponível em: <link>. Acesso em: 06 Out. 2011.
Para comunidade do orkut vai depender muito de como está a informação, entende?
Nunca vi nenhuma citação ou referência do orkut rsrsrs...
Me passa o link que eu a ajudo, okay?
Cordialmente,
Pedro Ferraz.

Pedro,
Meu tcc é sobre o uso do Google Tradutor por alunos de escolas públicas, então, preciso citar alguns tópicos e/ou comentários das comunidades de tradutores http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=50302&tid=5466164535003389224&kw=google e também de comunidades sobre o Google Tradutor, que são 1- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92495721 ; 2- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=53866920 ; 3- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36601318

Pensei em fazer a citação igual a que você indicou acima e na nota de rodapé eu indico o título do tópico, o link da comunidade e a data de acesso.

Abraços,
Elisa

lismartins
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

CITAÇÕES

Mensagem  RICARDO em Qui Dez 08, 2011 2:41 pm

Olá minha duvida é a seguinte eu quero saber se eu posso fazer a monografia so com citaçoes diretas ou se eu tenho obrigação de misturar as citações e tambem se eu tenho que escrever algo tipo opinião em cada citação que eu colocar na monografia
obrigado

RICARDO

Ver perfil do usuário

lismartins e ricardo

Mensagem  Administrador em Sex Dez 30, 2011 9:51 pm

Lismartins,

Você pode fazer o seguinte:

Segundo fulano (alguém que tenha falado algo na comunidade do orkut) (ano em que falou) [aqui entra a nota de rodapé] blablabla...

Olha, mas antes de citar este processo, tenha em mente de que há outras fontes de citação que tem muito mais integridade do que fontes virtuais rsrs...

Todavia, se for imprescindível, tente, antes de citar esta fonte do ORKUT, mostrar de onde é tirada esta citação, o que é ORKUT e o porquê de utilizar este meio.

Referência fica assim:

SOBRENOME DO FULANO, Nome do Fulano. Título da postagem: subtítulo da postagem **se houver**. ano. Disponível em: <link>. Acesso em: 22 dez. 2010 **exemplo**.

RICARDO,

Você não é obrigado a usar todos os tipos de citação. Entretanto, eu o aconselho a utilizar, ao menos, uma vez cada tipo desses estilos de citação:

CITAÇÃO DIRETA
CITAÇÃO INDIRETA
CITAÇÃO DIRETA DE MAIS DE TRÊS LINHAS
CITAÇÃO TRIANGULADA

Lembre-se que o TCC é um trabalho de gênero técnico-científico, ou seja, além de exigir conhecimentos técnicos (particularidades de cada curso) exige, outrossim, conhecimentos de metodologia científica.

Você, Ricardo, fazendo uso de todos os tipos de citação e elaborando um bom trabalho (sem plágio) transmitirá ao leitor (orientador, professor, examinador) não apenas excelência técnica, mas, também, maturidade acadêmica (científica).

Até mais!

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

RICARDO (DISCURSO AUTORAL

Mensagem  Administrador em Sex Dez 30, 2011 10:07 pm

RICARDO escreveu:Olá minha duvida é a seguinte eu quero saber se eu posso fazer a monografia so com citaçoes diretas ou se eu tenho obrigação de misturar as citações e tambem se eu tenho que escrever algo tipo opinião em cada citação que eu colocar na monografia
obrigado

RICARDO,

Olha, o TCC não é feito apenas de citações, você deve, obrigatoriamente, fazer comentários sobre tais citações.

Lembre-se que as citações são uma ferramenta a ser utilizada na confecção do TCC, e não um recurso a ser utilizado de modo restrito.

A citação é para comprovar que o que você "fala" tem fundamento, e que não está dizendo ou propondo uma quimera.

Faz o seguinte: utilize, como falei no post anterior, todos os tipos de citação. Depois siga esta sequência:

CITAÇÃO
COMENTÁRIO
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
...

E, pelo amor do bom Deus, não faça parágrafo com apenas um período. Período é "letra maiúscula e ponto final", isto é, uma frase que começa com a letra maiúscula e termina no ponto final. Tente colocar 3 pontos finais no seu parágrafo antes de iniciar outro, tudo bem?

OBS: isto tira ponto na hora da correção!

Até mais.

Pedro Ferraz

Administrador
Admin
Admin

Re: Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  merllinesantos em Dom Out 21, 2012 9:34 pm

Meu TCC é em formato de artigo e eu gostaria apenas de citar o nome de uma pessoa (que não é nenhum autor ou algo do tipo). Como devo fazer essa citação?
Desde já agradeço.

merllinesantos

Ver perfil do usuário

CITAÇÃO

Mensagem  Inez em Seg Out 22, 2012 8:02 pm

Olá,

Por favor, me dê exemplos de citações com comentários só para ter uma ideia como devo fazer os comentários após as citações na monografia.

Desde já agradeço,
Inez

Inez
Participante
Participante

Ver perfil do usuário

MERLINE SANTOS

Mensagem  Administrador em Sex Nov 16, 2012 4:14 am

merllinesantos escreveu:Meu TCC é em formato de artigo e eu gostaria apenas de citar o nome de uma pessoa (que não é nenhum autor ou algo do tipo). Como devo fazer essa citação?
Desde já agradeço.

De acordo com a norma NBR 10520 da ABNT (2002, p.2-3):

5.5 Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre
parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

Exemplo: No texto:
O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)1.
No rodapé da página:

Lembre-se que:

-Este tipo de citação não é referenciada no final do trabalho;
-Deve-se evitar usar este tipo de citação para fundamentar dados importantes no trabalho;
-Estes tipos de citação devem ser evitados, já que, uma vez não possuindo fonte comprovada, não dispõem de muita fidedignidade.

Att.

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

INEZ

Mensagem  Administrador em Sex Nov 16, 2012 4:24 am

Inez escreveu:Olá,

Por favor, me dê exemplos de citações com comentários só para ter uma ideia como devo fazer os comentários após as citações na monografia.

Desde já agradeço,
Inez

Lembre-se que o comentário pode vir antes de citação, a qual fundamentará o que foi afirmado, outrora, por você.

Um exemplo:

Todavia, a concentração vem mais facilmente com o relaxamento. Não é tão fácil concentrar-se quando não se está relaxado. Contas atrasadas, compromissos profissionais, brigas familiares, dores no corpo, enfermidades, enfim, acontecimentos e preocupações diversas os quais acabam por atrapalhar muito na hora de ter que consolidar uma atenção profunda. Um exemplo de como a falta de relaxação influencia negativamente na vida de outrem, é o nervosismo na hora da realização dos exames. “Em outras palavras, a concentração depende de quatro fatores: hábito, interesse, relaxamento e emoção.”(DUDLEY 1995, p.72, grifo nosso).

Espero que tenha entendido.

Att.

Pedro Ferraz.

Administrador
Admin
Admin

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares